Prefeitura Municipal de Itaobim

Você sabia? Este website foi desenvolvido com a solução Portal Fácil?
Imprimir Email

Institucional

História de Itaobim

por Assessoria

05/08/2016 11:27

 

História de Itaobim

Visão Aérea da Cidade

ITAOBIM  de origem indígena, que quer dizer ITA (PEDRA) e OBIM (VERDE). Nome escolhido devido a grande quantidade de pedras verdes existentes no seu território.
Presume-se que na década de X, século XX, formado por pessoas vindas do nordeste brasileiro, na sua maioria baianos que fugiam da seca, surge o povoado de São Roque, localizado entre o rio Jequitinhonha e o ribeirão São Roque. Segundo relatos, o local foi escolhido por possuir terra fértil e plana, propícia à agricultura e pecuária.
Igreja Sao Roque

1ª Igreja de Itaobim - São Roque

Em 1913 existia o povoado de São Roque, que no princípio daquele ano fora elevado à categoria de distrito. Poucas dezenas de casas localizadas na foz do ribeirão São Roque (à margem esquerda do rio Jequitinhonha) abrigaram uma pequena população, que julgando feliz na tranqüilidade absoluta dos domínios da quietude, vegetava sem ambições em um ambiente taciturno e calmo, comum e próprio do império da monotonia.

Em 1919 a 19 de janeiro, o Jequitinhonha, ameaçou destruir a pequena povoação e houve naquela época a primeira inundação que tornou-se comentada na história do vilarejo, pelo dano causado, deixando ainda em determinados pontos à marca da altura atingida pelas águas! Verdadeira advertência sinalizando perigo.

Em 1928 às 5 horas da manhã de 28 de janeiro, o Jequitinhonha, seguindo o seu caminho, jogava a sobra imensa do volume de suas águas pelas ruas do povoado tranqüilo, atingindo em grande altura toda a planície circunvizinha! Expulsando do local seu moradores. Aflição! Gritos! Clamores! E população ainda em pânico encontrou lugar de refugio em um planalto a alguns quilômetros dali, e surgiu ali as primeiras casas de um novo lugarejo, que saindo da rotina não mais parou de crescer e em situação privilegiada é hoje a florescente cidade de Itaobim!

Em 1963 é emancipada e se torna oficialmente a cidade de Itaobim, que na língua Tupi significa Itá = Pedra Oby = Verde. Esse topônimo foi escolhido pelos munícipes em razão de haver, nas cercanias da cidade, uma serra formada de pedras com tonalidade verde.

História de Itaobim

Visão Aérea da Cidade

CURIOSIDADES:

*1911 – o povoado de São Roque se consolida e passa a ser distrito;
*1919 – ocorre a primeira enchente que se tem notícia na região;
*1923 – mudança do nome de São Roque para ITAOBIM;
*1929 – o povoado é destruído por mais uma enchente, restando apenas a igreja de São Roque. Reza a lenda que o santo protetor do povoado (São Roque) não deixou que a igreja fosse destruída;
*1945 – inicia-se a construção da BR-116;
*1947 – ergueu-se a ponte com 333 metros para transpor o rio Jequitinhonha (transposição antes feita com balsas);
*1962 – mais precisamente em 30 de dezembro de 1962, por intermédio de Afonso Martins da Silva, ITAOBIM passa a categoria de cidade;
*1966 – a cidade sai da escuridão com a chegada da energia elétrica;
*1979 – ITAOBIM começa a receber o abastecimento de água.



Galerias de Imagens

Matérias relacionadas

    Final do corpo do documento e conteúdo da página
    • Portal F�cil
    • PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAOBIM Rua Belo Horizonte, 360 - Centro - Itaobim - MG - CEP: 39625-000
    • Desenvolvido por Actcon.net